sábado, 14 de maio de 2011

Catarata : Mais informações.

A CATARATA , é na maioria das vezes , causada pelo processo natural de envelhecimento dos nossos olhos.
Ela também pode ser causada ou desencadeada por acidentes, hereditariedade , inflamações intraoculares e diversas outras causas.

Após os 60 anos , ou mesmo antes desta idade , mudanças bioquímicas naturais do nosso corpo fazem com que o cristalino ( lente intraocular natural ) comece a ficar amarelado e opaco.
Isto obstrui a entrada dos raios de luz dentro dos nossos olhos . Acompanham este processo , o embaçamento visual, perda de definição das cores , aumento de sensibilidade a luz e necessidade de modificação mais frequente do grau dos óculos.

Se não for tratada a catarata , poderá avançar e com isto existirá piora da visão e até cegueira .
A única forma de tratamento realmente eficaz da catarata , é a cirurgia .

Atualmente a forma mais utilizada de se operar a catarata é utilizando -se uma técnica conhecida como : facoemulsificação ultrassonica com implante de lente intraocular de material acrílico dobravel.

Esta cirurgia pode ser realizada em regime ambulatorial , com anestesia local e sem necessidade de internação e é indolor ( a dor , caso exista, é facilmente controlada com analgésicos ).

O paciente depois de operado é examinado periódicamente pelo seu oftalmologista.
Serão prescritos 1 ou mais colírios para serem usados por cerca de 30 dias.
Depois deste período , são realizados alguns exames para controle pós operatório , incluindo a verificação de seu novo grau de óculos.

A verificação do grau de óculos é importante mesmo que o paciente tenha utilizado as modernas lentes intraoculares bifocais ou multifocais .
A necessidade do uso dos óculos, nestes casos , deverá ser uma decisão tomada em conjunto entre você e seu oftalmologista.

Nenhum comentário: