sábado, 14 de maio de 2011

Fiz minha CIRURGIA DE CATARATA e minha visão não melhorou tanto quanto eu esperava.

A CIRURGIA DE CATARATA , é uma cirurgia de excelentes resultados.
Mas é importante comentarmos que mesmo que a sua cirurgia de catarata seja considerada um sucesso do ponto de vista técnico , ainda assim podem haver situações que limitam a recuperação total da sua visão .
Ou seja :
Você pode fazer a sua CIRURGIA DE CATARATA e a sua visão não melhorar o tanto quanto você esperava .

Qual seriam as possíveis causas ?

Bem, se não ocorreu nenhuma intercorrência durante o ato cirurgico podemos pensar em alguns problemas oculares como
o glaucoma ( que é o aumento da pressão intraocular com lesão do nervo óptico ),
a degeneração macular relacionada a idade ( que é um tipo de doença da retina ) e também outras doenças dos olhos associadas ao diabetes, associadas a hipertensão arterial sistêmica ou ligadas a traumas e /ou inflamações prévias .
Todas estas podem limitar a recuperação total de sua visão após a realização da cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

Desta forma é fundamental uma avaliação cuidadosa de toda a sua situação ocular e de sua situação sistêmica, antes da cirurgia de catarata .
Isto pode exigir a realização de exames clínicos gerais e exames oculares bastante específicos .

Importante comentar que , mesmo existindo uma ou mais destas situações oculares citadas acima , a cirurgia de catarata pode ser realizada e apresentar sucesso com relação a melhora de sua visão.
Esta melhora pode não ser de 100% , mas permitirá na maioria das vezes, que você tenha uma visão melhor do que a existente antes da sua cirurgia de catarata com o implante de lente intraocular.

Grande abraço,
Luciano Montenegro
Cirurgião Oftalmologista
eye@uol.com.br

31 comentários:

Aroma Encantado disse...

Fui com minha avó no hospital hoje para ela marcar a cirurgia de catarata, o médico disse em bons tons que a lente nacional não presta e que todos os pacientes dele optam pela lente intra-ocular importada, oferece-lhe uma americana (variação de 5 a 10 mil reais) e uma Europeia ( Mil e Oitocentos reais cada olho). Perguntei-lhe se ela não tivesse condição de pagar e precisasse submeter a rede publica de saúde, mal olhou na minha cara. Minha pergunta é: As lentes nacionais são tão ruins assim? A minha avó pode fazer o procedimento cirurgico com material brasileiro ou deve optar pela lente importada? Obrigado e aguardo resposta o mais rápido possível. Vívian

compositor Valtair Bertoli disse...

Fiz a cirurgia de catarata a um mes e estou pior que antes, olho esquerdo LIO importada, antes eu não enxergava de perto 30cm, agora so enxergo 30 cm e muito ruim ! passou disso fica tudo turvo e visão dupla, estou muito arrependido de ter feiro a cirurgia, antes pelo menos eu conseguia ver de longe ...embaçado mas enxergava ! CUDADO CIRURGIA DE CATARATA NÃO É SÓ ALEGRIA NÃO !

Isis disse...

Tbm me decepcionei. ...tirei a catarata e passei a enxergar pior do que antes.Que tristeza!

Isis disse...

Tbm me decepcionei. ...tirei a catarata e passei a enxergar pior do que antes.Que tristeza!

Unknown disse...

FIZ A CIRURGIA A 10 DIAS E A VISÃO ESTÁ ATÉ AGORA, MUITO PIOR DO QUE ANTES ... OLHANDO A TV ... AS PESSOAS TEM DUAS BOCAS, ISSO É HORRÍVEL !!!

Unknown disse...

Tô esperando chamada do Ame depois de ver estes relatos tô com medo de ficar pior ainda mais que não tenho como pagar lentes importadas. Se corre o bicho pega se fica o bicho come rsrsrs

Unknown disse...

Tô esperando chamada do Ame depois de ver estes relatos tô com medo de ficar pior ainda mais que não tenho como pagar lentes importadas. Se corre o bicho pega se fica o bicho come rsrsrs

Unknown disse...

Fiz implante de lente da marca Zeiss (At advanced OIL), tinha 1,75 para perto e enxergava bem para longe, agora nem de longa nem de perto consigo ver, para olhar algum tenho que esta a menos de 30cm. Estou angustiada com essa situação. O médico falou que era adaptação e já faz 7 dias de cirurgia dos dois olhos. Conversei com outras pessoas que fizeram sta cirurgia e estavam enxergando bem no primeiro dia. Alguem sabe o que pode ter ocorrido? Poderia ser um erro de grau da lente?

Unknown disse...

Nossa... como é triste você parti para uma cirurgia a fim de ter uma melhor qualidade de vida e se depara com uma situação de muita piora na visão.
Fiz minha cirurgia em agosto de 2015, aos 47 anos, gosto muito de estudar e agora só vejo coisas embaçadas. Muito pior que antes. Que desespero. A angustia me consome e as pessoas próximas nem acreditam o quão ruim está nossa visão. Me sinto morta dentro de uma bolha...

ange disse...

Não fique, é bom fazer e respeitar o que o médico falar para não fazer. É importante fazer o correto, que suas vista ficaram bem. É muito bom voltar enxergar melhor. Boa sorte!!!??

Unknown disse...

Procurem fazer exercícios com os olhos, antes de virarem clientes de oftalmos e farmacêuticos.

Unknown disse...

Procurem fazer exercícios com os olhos, antes de virarem clientes de oftalmos e farmacêuticos.

Thiago disse...

Fiz a cirurgia de catarata para tentar conseguir enxergar de longe e no final das contas perdi a visão de perto e de longe e terei que usar oculo multifocal. Não recomendo ninguem fazer, e o outro olho só vou fazer quando não tiver jeito! Pessima experiência.

Unknown disse...

Minha mãe fez cirurgia de catarata a 12 dias e até o momento está enxergando emassado. Já levei 2 vezes para fazer revisão e por último o médico disse q talvez o embassamento não passe por causa da idade da minha mãe q só tem 75 anos e que a córnea da minha mãe está velha. Como é q pode uma coisa dessa? P

Unknown disse...

Fiz cirurgia de catarata e tbm não tou enxergando nada de perto td embaçado de longe melhorou mas de perto piorou TD tou muito assustada e com medo de operar o outro olho.

Unknown disse...

Fiz a cirurgia das 2 vistas e a última fez 45 dias, o médico disse que tinha cataratas provavelmente por uso de remédio a base de corticoides..., eu não enxergava muito bem de longe, porém, de perto mesmo estando com 52 anos conseguia ler tudo, enfim, me arrependi porque hoje minha vista esquerda melhorou para enxergar de longe, a direita quase nada e hoje tenho muita dificuldade de enxergar de perto, principalmente minha vista direita esta muito pior,fui ao oftalmo que informou que estou com 2,00 e 4,65(direita para perto), eu comprei as tais lentes importadas....eles me informaram que eram ótimas....Não desejo que ninguém passe por isso, então, muito cuidado, consulte alguns médicos e façam só ser for fundamental.

Unknown disse...

Faz 14 dias que operei de catarata minha visao tem dias que esta boa outros não...de perto não enxergo nada distorcido de longe pra quem não via nada melhorou...mas tenho manchas em toda visao parecem bolinhas transparentes isso me da uma vontAde de morrer sinto mal estar depressão e irritabilidade tem horas que me arrependo mas era isso ou olho azul...tenho 32 anos e já obtive catarata....vivo preocupada com essas bolhas e pontinhos transparentes ....

Unknown disse...

Fazem 14 dias hoje que operei o olho direito, mas se arrependimento matasse eu estava morta, não enxergo nada de perto e de distante ainda tem um pouco de dificuldade, alem das coisas estarem com cores desbotadas, me sinto muito mal, depressiva afinal do jeito que estava a visão era apenas um pouco amarelada, mas via tudo. Cuidado se for possível não operar nao opere, veja ate onde da pra suportar, só tenho 33 anos,

Unknown disse...

Dia 29 agora(setembro)completo três meses de cirurgia, estou muito chateada, meu grau para perto aumentou muito de 3 foi para 6 graus. Paguei lente importada sem poder e aconteceu isso, consultei outro oftalmo e me disse que fixeram calculo errado do grau da lente. Olha só Deus por nós nesse mundo de mercenarios. Não generalizando é claro,estou muito mal com isso que aconteceu, um absurdo, uma falta de respeito ao ser humano. Triste 😢

Unknown disse...

Também fiz cirurgia de catarata a primeira fiquei maravilhada sai enxergando tudo perfeito agora faz 20 dias que fiz a outra e estou quase cega não enxergo nada de longe vejo tudo embacado as estrelas lâmpadas eu vejo tudo meia lua estou muito mal voltei ao médico antes do retorno muito assustada ele me disse que meu grau aumentou eu disse mas operei pra enxergar e fiquei praticamente cega sabe o que me disse quem falou que operar da catarata é pra enxergar não é pra não ficar cego em fim tô decepcionada e sem solução

Fabiana disse...

Aonde vcs fizeram a cirurgia de vcs?

Fabiana disse...

Aonde vc fez a sua cirurgia?

Fabiana disse...

Aonde vc fez a sua cirurgia?

Fabiana disse...

Aonde vc fez a sua cirurgia?

Fabiana disse...

Aonde vc fez a sua cirurgia?

Unknown disse...

Bom dia meu nome é Júlio .
Meu sogro fez cirurgia catarata na Unicamp em 08/03/18 até agora não está enxergando nada,meu Deus que dó que situação eles falaram que demora mesmo assim que leva mais de um ano pra enxergar.

Unknown disse...

Boa tarde fiz uma cirugia cataratas congenitas do olho direito faz 7 dias so que em dizer minha visao de perto nao enxergo nada coloquei a lente nacional sera que existe melhora da visao ou nesse periodo que fiz ja estacionou sera esa visao que ficarei assim meu deus

Anônimo disse...

Vc só sabe perguntar isso?

Unknown disse...

Não durmo mais minha mãe fez cirurgia de Catarata já tem uns 20 dias e não volta a enxergar, disse que vê só uma nuvem, a Catarata estava mto velha e rígida será que ela volta a enxergar?

Unknown disse...

Absurdo,vc vai enxergando mal,para cirurgia e volta pior to arrependida de ter feito cirurgia,faz um mes visão toda embaçada

Unknown disse...

Poxa que triste, minha mãe também fez a cirurgia e ela esta nessa situação isso dooooi muito , o desespero dela me doi muito