sábado, 14 de maio de 2011

LENTES INTRAOCULARES MULTIFOCAIS PARA CIRURGIA DE CATARATA

O implante de lente intraocular durante a cirurgia de catarata é rotina .
Existem diversos tipos de lentes , e os avanços nesta área acontecem de forma progressiva.

O objetivo principal da cirurgia de catarata é devolver a visão ao paciente operado .
Geralmente após alguns dias ou semanas após a cirurgia de catarata, é calculado o grau de óculos .
Os óculos podem ser somente para perto, somente para longe ou para longe e perto dependendo do que foi programado para o paciente.

Atualmente, temos a nossa disposição as chamadas lentes intraoculares multifocais.
Estas lentes teriam como objetivo principal eliminar ou diminuir a necessidade de óculos para perto e para longe após realizada a cirurgia de catarata.

Diversos laboratorias lançaram nos últimos anos lentes intraoculares multifocais .
Vou comentar neste texto , a lente intraocular RESTOR do laboratório Alcon.

A partir dos 45 anos de idade , é comum as pessoas sentirem que seus olhos perderam a capacidade de focalizar os objetos a certa distancia .
Isto se chama presbiopia , também conhecida como vista cansada ( corrigida com óculos ou com lentes de contato ).

Outro problema com o avanço do tempo é a catarata , que normalmente ocorre alguns anos após a presbiopia e vai deixando a visão embaçada e tirando a nitidez das cores e imagens.

Isto traz limitação às atividades no trabalho , em casa e no lazer.
Compromete a segurança , o conforto e / ou habilidade para realização de tarefas rotineiras , como ler ou dirigir um automóvel.

Por meio da facoemulsificação ultrassônica ( moderna cirurgia de catarata ) , o cristalino que se tornou opaco ( catarata ) , é removido com bastante segurança.

Esta catarata pode ser substituida pela lente intraocular Restor.

Qual a função desta lente ?
Reduzir ou eliminar a necessidade de óculos após a cirugia de catarata com implante de lente intraocular.

A Restor, quando indicada corretamente , permite que cerca de 80 % dos pacientes tenham sua necessidade de óculos para longe e para perto eliminadas ou reduzidas.

Em estudos divulgados pelo laboratório Alcon ( fabricante da lente intraocular Restor ), 94% das pessoas que foram submetidas a cirurgia de catarata e implantaram a lente Restor estavam satisfeitas com o resultado e indicariam para um amigo.
Além da possibilidade de redução da dependencia dos óculos , a lente Restor pode possibilitar também uma imagem com qualidade superior.

Bom lembrar que a técnica cirurgica básica não é modificada quando optamos por implantar a lente intraocular Restor.

Apesar de ser considerada um grande avanço para a cirurgia de catarata , nem todos os pacientes estão aptos para o implante da Restor.


Exames pré operatórios devem ser realizados e você , junto com o seu oftalmologista , analisarão as reais possibilidades de sucesso deste procedimento e desta lente intraocular .
Assim a lente Restor é uma excelente opção e deve ser considerada nos pacientes portadores de catarata e que serão submetidos a cirurgia.

Grande abraço e saúde para os seus olhos !

Luciano Montenegro
eye@uol.com.br

4 comentários:

Maria Cecilia disse...

Tenho 56 anos e já fui submetida a cirurgia para correção de miopia nos anos 80. Há duas semanas fui submetida a cirurgia de catarata com implante de lio Restor. Após a primeira semana, ao retornar ao cirurgião, ele me informou ter havido uma surpresa refrativa, não alcansando o resultado esperado, sendo necessário que uma nova cirurgia fosse realizada, para a retirada da lente e o implante de uma outra, com capacidade de visão duas pontos maior (de 22 para 24). Disse que o problema ocorreu por já ser uma paciente ceratomizada, mas que seria tudo corrigido com a nova lente. Hoje faz 5 dia do segundo procedimento e não vejo resultado positivo, até mesmo porque meu olho ficou bastante traumatizado. Venho fazendo uso de colírio de corticoide de 6 em 6 horas. Gostaria de saber se a indicação foi errada, ou se demora mesmo para se alcansar um resultado positivo?

Elio disse...

LENTE INTRAOCULAR LIO SN60WF+22-0(-0-11) ALCON
Qual o valor dessa lente? Minha esposa terá que se submeter a uma cirurgia de catarata.Após ir ao medico apanhei a guia de internação e me dirigi ao hospital.Pertenço ao plano de saude Bradesco o qual autorizou a cirurgia sem despesas com as lentes acima. A medica quer me cobrar R$2.500,00 para colocação dessa lente, alegando que só trabalha com lente importada.A lente acima é ou não importada?Gostaria de saber sua orientação.

Unknown disse...

lente intraocular (LIO) trifocal AcrySof®IQ PanOptix®
O que pode me dizer sobre essa lente? qual é o valor?
obrigada

Unknown disse...

Dr, essa cirurgia de catarata pode ser refeita ou operar novamente se a pessoa não ficar satisfeita ou sentir algo estranho . Como consertar?