sábado, 14 de maio de 2011

Por que algumas pessoas enxergam melhor que outras após a CIRURGIA DE CATARATA ?

A CIRURGIA DE CATARATA pode melhorar, em muito, a visão do paciente portador de catarata e é a única forma de tratamento cientificamente comprovada .

Mas então por que , algumas pessoas referem uma melhora da visão maior do que outras ?
As causas são as mais diversas e dependem das diferenças naturais entre as pessoas e as diferenças existentes entre os olhos .
Como já citei anteriormente em outros textos , a presença de degeneração macular relacionada a idade , glaucoma e uma série de outras doenças associadas , podem limitar a melhora da visão após a cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

Nós , oftalmologistas sempre fazemos o possível para identificar estas situações antes da realização da cirurgia de catarata , e informamos isto aos pacientes que serão operados.

No entanto, nem sempre é possível detectar uma doença ocular pré-existente antes da cirurgia de catarata . Ou seja, muitas vezes só descobrimos que o paciente é portador de outra causa de baixa de visão , além da catarata, após realizada a cirurgia .

E por que isto acontece ?
Isto acontece porque a mesma catarata que impede o paciente de enxergar, nos impede de examinar detalhadamente o interior dos olhos e todos os seus detalhes.

Outros fatores que podem afetar o resultado da cirurgia de catarata são as intercorrências associados a todas as cirurgias . Não existe cirurgia simples e isenta de riscos !

Embora a cirurgia de catarata seja uma das mais seguras operações, há alguns riscos que permanecem mesmo com o uso de tecnologia avançada e com o uso dos melhores materiais e equipamentos .

É fundamental discutirmos as reais possibilidades de melhora da visão e também discutirmos as condições associadas que podem limitar a total recuperação visual após a cirurgia de catarata. Algumas destas situações podem ser tratadas depois de operada a catarata e outras não .

Se seguirmos todas estas etapas e cuidados , a sua cirurgia de catarata com implante de lente intraocular será um sucesso !

Grande abraço,
Luciano Montenegro, MD
eye@uol.com.br

2 comentários:

Unknown disse...

Ola Dr , fiz cirurgia de retirada de oleo e tambem de catarata a uma semana, estou preocupada pois meu olho esta com um liguido pareçe gel e fico venfo a lente afastada do meu olho o tempo todo, muito incomodo, quando olho para baixo vejo a lente pareçe flutuar dentro do meu olho, falei com meu medico e ele disse que é tudo normal, Dr me ajude por favor, obrigado!

Unknown disse...

Ola Dr , fiz cirurgia de retirada de oleo e tambem de catarata a uma semana, estou preocupada pois meu olho esta com um liguido pareçe gel e fico venfo a lente afastada do meu olho o tempo todo, muito incomodo, quando olho para baixo vejo a lente pareçe flutuar dentro do meu olho, falei com meu medico e ele disse que é tudo normal, Dr me ajude por favor, obrigado!