quinta-feira, 17 de julho de 2008

SIM, Perguntas podem ser enviadas para meu email.

OLá amigos,
estou bastante satisfeito com a resposta a este nosso BLOG sobre Saúde dos Olhos e Cirurgia Ocular .
Tenho recebido alguns emails muito especiais .
Obrigado .
E é claro que fico feliz em poder esclarecer e comentar assuntos ligados a oftalmologia , aqui e em meu email !
Continuará a ser um prazer responde-los !

Luciano Montenegro, MD
Cirurgião Oftalmologista
eye@uol.com.br

sábado, 12 de julho de 2008

Raios UltraVioleta e os olhos : Conversando um pouco mais .

Olá ,
a importancia de conhecermos e nos informamos sobre os efeitos da radiação ultravioleta ( raios UV ) do sol sobre a nossa saúde é enorme.
Os danos dos raios ultravioleta causados a nossa pele e aos nossos olhos podem não ser sentidos imediatamente.
Eles têm efeito cumulativo durante anos .
Por isto a palavra de ordem é : Prevenção !

As doenças causadas pela exposição prolongada aos raios ultravioleta do sol aos nossos olhos estão mais frequentemente relacionadas a mácula.
A mácula é uma região do fundo do olho onde existe uma altissima concentração de fibras nervosas . Estas fibras são muito especializadas e responsáveis por captar as imagens centrais, coloridas e detalhadas do nosso campo visual.
Ou seja, se algo acontece a elas a gente passa a perceber uma mancha escura exatamente na área do campo visual mais útil para todos nós.
O que a exposição aos raios ultravioleta faz é danificar o material genético das células da mácula . Com isto estas delicadas e super especializadas células do fundo do olho passam a não funcionar de forma eficiente.
Estas células entram em um processo que as leva a morte e portanto a perda de sua função . A quantidade e a qualidade da visão caem muito.

Desta forma a proteção dos olhos deve ser levada tão a sério quanto a proteção da pele.

As lentes dos óculos de sol ou dos nossos óculos de grau , devem sempre impedir a passagem destes raios ultravioleta nocivos e portanto impedir que eles atinjam a nossa retina , no fundo do olho .
As lentes fotocromáticas , que mudam de cor conforme a luminosidade , também têm a proteção contra os raios UV.

Esta proteção contra os raios UV é uma formulação química que adicionada as lentes dos nossos óculos , absorvem os raios nocivos aos olhos.

Algumas ópticas têm aparelhos que medem e comprovam se as suas lentes atuais têm a proteção. Nós podemos sempre perguntar se a ótica tem tal aparelho e se ela pode testar os óculos para a gente.

É importante que nós sempre tenhamos o cuidado de investir em óculos de boa qualidade , e isto vai além destes óculos somente bloquearem os raios ultravioletas.
Óculos bons são feitos de material de qualidade incluindo as hastes e os aros .
Também têm a curvatura das lentes desenhadas para permitir conforto visual e não distorcem o que nós vemos através delas.

Assim, devemos sempre procurar aliar diversas qualidades nos nossos óculos, sejam eles de sol ou de grau .
Óculos bonitos, com estilo , de material de boa qualidade e que contenham em suas lentes a proteção contra os raios UV , fazem bem para a nossa saúde tanto física quanto mental.
Deixado-nos mais saúdaveis e alegres .

sexta-feira, 11 de julho de 2008

Os óculos de sol, a radiação UV e sua visão

Os sol em excesso podem representar uma ameaça a saúde dos olhos sem proteção . Os óculos de sol com filtros UV podem protege-los.

Os raios ultravioletas estão presentes na luz solar.
Estes raios ultravioletas ( raios uv ) podem danificar e alterar a superficie ocular .

Um grande problema é que alguns estudos mostram que os raios ultravioletas ( raios uv ) , podem degenerar a região central da retina : a mácula .
Isto pode resultar em perda da visão central ( cegueira central ) por causa do surgimento de uma doença ocular chamada degeneração macular relacionada a idade .
A degeneração macular relacionada a idade é uma doença da retina que acomete mais frequentemente os idosos .
Quando já instalada , é de dificil tratamento e frequentemente associada a baixa de visão sem possibilidade de melhora.

A melhor defesa para estas situações está em se evitar a exposição aos raios UV e uso de óculos ou lentes de contatos com filtros UV.
As melhores lentes proporcionam 100% de proteção .
Por isto é fundamental comprar os seus óculos , tanto os de grau quanto os escuros ( de sol ) em óticas.
Os óculos precisam bloquear a entrada dos raios UV nos seus olhos , por isto somente aqueles com filtros UV são eficientes.
Na verdade óculos escuros , sem os filtros UV, podem ser mais prejudiciais para os seus olhos do que o não uso de óculos. Os óculos escuros sem filtros , obstruem a claridade e estimulam as pupilas a se abrirem , com isto uma maior quantidade raios uv penetra nos seus olhos .

OLHO VIVO : Os óculos com lentes UV ajudam a proteger, não só os olhos , mas também a delicada pele em torno deles .
Esta delicada camada de pele ao redor dos olhos , quando exposta frequentemente a luz solar envelhece mais rapidamente .Permitindo o surgimento , desta forma , de rugas mais precoces.
Por isto investir devemos considerar como um investimento , comprar óculos de boa qualidade. Mesmo que estes custem mais caro eles serão vantajosos para você e sua saúde, já que protegem a visão e mantêm a pele em torno dos olhos mais saudável e mais bonita !

terça-feira, 8 de julho de 2008

Alguns comentários sobre a correção de graus com laser - LASIK

OLá,

aqui vão alguns comentários gerais sobre a correção de grau ( ametropias ) utilizando o laser.

Existe cirurgia para corrigir o astigmatismo, hipermetropia e miopia. E os resultados são muito bons.

A técnica realizada para a maioria dos casos utiliza o laser ( LASIK ) para corrigir a curvatura e/ou irregularidades da córnea , que são as principais responsáveis pela miopia , astigmatismo e hipermetropia.

O laser remodela a superficie corneana , reduzindo ou anulando totalmente o grau ( miopia, hipermetropia e astigmatismo ).

Desta forma a sua depêndencia aos óculos ou lentes de contato desaparece ou é muito reduzida.

O importante é analisar diversos aspectos individuais , como a sua idade, que grau ( ametropia )especificamente você tem, estabilidade deste grau ao longo dos anos, qual a sua profissão, as atividades que realiza no seu dia a dia ,e a existencia de outras doenças oculares ou sistemicas.

É fundamental frisar que nenhuma técnica atualmente disponível é isenta de riscos, e nem pode ser considerada simples ( não existe nenhuma cirurgia simples ou sem riscos ) .

Nenhuma delas pode dar garantia absoluta de que você ficará livre de seus óculos para todas as suas atividades .

Você deve assumir expectativas realistas quanto ao procedimento cirurgico.

Discuta os detalhes da cirurgia, os riscos e efeitos colaterais , segurança e as chances de correção total ou parcial de seu grau com o seu cirurgião oftalmologista.

Seguindo estas diretrizes , a chance de sua cirurgia ser um sucesso e você ficar satisfeito ( a ) será bastante grande.

Boa sorte !

Luciano



OLHO VIVO: As técnicas utilizadas para a correção da vista cansada ou presbiopia ( necessidade de grau / óculos para leitura ) ainda estão em fases onde não é possível definir qual a melhor para ser utilizada nos diversos grupos de pacientes , levando-se em conta a segurança e previsibilidade .
Mas os resultados iniciais são animadores e já existem muitos pacientes operados com sucesso.

domingo, 6 de julho de 2008

Falando um pouco sobre GLAUCOMA

Olá,
a pressão alta nos olhos é uma situação que exige cuidados e acompanhamentos com oftalmologista .
Frequentemente a pressão intraocular é o principal fator de risco para o GLAUCOMA, que é quando a pressão aumentada dos olhos danifica e pode destruir os nervos ópticos .
Pessoas com glaucoma, quando não corretamente tratadas evoluem com perda lenta e gradual da visão, perda de seus campos visuais e até a cegueira total , situações estas que não poderão ser revertidas.

Existem pessoas que apresentam pressões intraoculares aumentadas e não têm glaucoma, são os chamados" hipertensos oculares ".
Nestes casos , depois de feita extensa investigação médica , pode ser decidido somente o acompanhamento clínico sem tratamento .

Quando , após a avaliação oftamólogica é feito o diagnóstico de glaucoma , o tratamento é iniciado.
As opções de tratamento são :
1) Uso de 1 ou mais colírios .
2) Laser .
3) Cirurgia antiglaucomatosa.
4) OU uma combinação dos métodos citados acima.

No caso dos colírios , que é a forma de tratamento mais utilizada, 1 ou mais colírios devem ser pingados 1 , 2 ou mais vezes ao dia.
O laser pode também ser utilizado , mas este as vezes não é eficaz o suficiente para controlar a pressão .
Nos casos mais graves ,onde não se consegue controlar a pressão intraocular com os colírios e/ou com o laser , a cirurgia é indicada.

Importante também observar, que muitas vezes o glaucoma existe sem provocar sintomas ( ou seja pode não haver dor, nem baixa da visão nas fases iniciais ).E que ele pode estar presente isoladamente nos seus olhos ou associado a outras doenças dos olhos ou a doenças sistêmicas como o diabetes por exemplo.
Caso você tenha um familiar próximo portador de glaucoma é prudente realizar um exame oftalmológico com a medida de sua pressão intraocular e exame de fundo de olho. .

O glaucoma é tratavel , mas não curável com a tecnologia médica existente atualmente.
O importante para o portador de glaucoma é aprender a conviver com esta situação da forma mais saudável possivel.

Abraço
Luciano Montenegro
Oftalmologista
http://www.olhoscomsaude.blogspot.com/

Explicativo : Cirurgia de Catarata

OLá,
os colegas da "Suporte Diagnóstico em Oftamologia ", do Rio de Janeiro- RJ , postaram um video bastante explicativo sobre a cirurgia de catarata.
Assistam :

http://br.youtube.com/watch?v=MGkcHqFyF4U&NR=1


Luciano Montenegro
Oftalmologista
eye@uol.com.br

Catarata e seu tratamento cirurgico atual

A catarata
é uma situação na qual a lente natural do olho, responsável pela focalização das imagens ,perde a sua transparencia. Esta lente é chamada de cristalino e está localizada imediatamente atras da pupila e da iris ,que é a parte colorida dos olhos.

Geralmente após os 40 ou 50 a de idade esta lente vai sofrendo modificações em sua estrutura e com isto, a passagem da luz e a focalização natural das imagens vai diminuindo.
Começamos a ver as imagens embaçadas , com pouca nitidez.
Os contrastes das cores são lentamente perdidos.
Tambem podemos observar halos e distorções em torno de objetos luminosos e começa a existir dificuldades para realização de algumas tarefas.

O tipo mais comum de catarata é a senil, mas podem existir aquelas secundárias ao uso de drogas e medicamentos , as cataratas secundárias a traumas e inflamações intraoculares e as cataratas congênitas.

O único tratamento eficaz para a catarata ,atualmente, é a cirurgia.
Não existem tratamentos com colirios ou com outros tipos de medicamentos.

A principio , se o paciente desejar, pode ser tentado ajuste no grau das lentes de seus óculos. Mas esta medida é apenas paliativa.

Há algum tempo indicava-se a cirurgia com a catarata "madura " , ou seja em um estágio de opacificação avançado e com a visão bastante diminuida.
Hoje , esta conduta não é mais aceita já que dispomos de tecnicas cirurgicas muito modernas.

Assim é mais seguro realizar a cirurgia nos estagios iniciais da catarata , pois o cristalino envelhecido dificulta o procedimento cirurgico.

A facoemulsificação ultrassonica é a técnica cirurgica mais avançada para a remoção da catarata. É a que permite a recuperação visual mais rápida ( e nesta área as inovações e pesquisas de novas técnicas não param ).
Na facoemulsificação
é realizada uma pequena incisão - indolor - na superficie ocular .
Uma sonda é introduzida, removendo a catarata.
Depois disto é implantada uma lente intraocular para restaurar a visão.
Esta lente é fixa , e não deve ser confundida com as lentes de contato que precisam ser retiradas e limpas periodicamente.

Existem diversos tipos de lentes intra-oculares .
As mais modernas são as de acrílico , dobráveis , e que por isto podem ser introduzidas através de uma incisão muito pequena.

Até bem pouco tempo só tinhamos lentes intraoculares monofocais , ou seja o paciente precisaria continuar a utilizar óculos para longe , para perto ou para as 2 situações, após a cirurgia.
Agora existem lentes intraoculares que , quando bem indicadas, podem permitir uma visão de perto , de longe e mesmo intermediária com a menor necessidade de óculos ou mesmo sem o uso dos óculos em muitas situações.

Existem também as lentes intraoculares que possuem filtros capazes de proteger a retina dos espectros prejudiciais da luz.

Portanto a cirurgia da catarata encontra-se em estágio tecnológico bastante avançado.

Os resultados são muito bons.
Mas nada disto substitui um bom exame pré operatório e uma boa conversa com seu oftalmologista de confiança, pois as cirurgias são seguras mas nunca sem riscos.
Não existe cirurgia "simples " , mas a tecnologia avançada , o uso de materiais e instrumentais de ótima qualidade e o treinamento especializado de seu cirugião oftalmologista torna o procedimento cirurgico bastante seguro.

Esclareça junto ao seu oftalmologista as suas dúvidas quanto a catarata , para que desta forma todas as expectativas sejam analisadas e atingidas após o tratamento, sempre de uma forma realista , segura e especifica para o seu caso.

Grande abraço,

Luciano Montenegro
Oftalmologista

PS: Com o grande volume de informações e situações especificas ligadas a este tema, é impossivel esgota-lo em um único texto. Por isto em breve escreverei mais sobre a cirurgia da catarata. Antes disto , caso necessite, não hesite em me enviar um email : eye@uol.com.br

Conheça seus olhos e os mantenha saudáveis

Os nossos olhos são estruturas complexas e preciosas.

Através deles conseguimos captar as imagens ao nosso redor e a partir daí interpretá-las .

O olho recebe os raios luminosos do meio ambiente e os transforma em impulsos elétricos que depois são codificados como imagens no nosso cérebro.



O olho humano tem o formato de globo. É composto basicamente pelas seguintes estruturas :



CÓRNEA -É a primeira estrutura anterior do olho.

Quando saudável ela deve ser totalmente transparente . É uma lente que recebe os raios de luz e os envia para o interior do olho. Como ela é transparente podemos perceber a parte colorida logo depois dela ,que é chamada de IRIS , e a abertura circular no centro , que é a PUPILA ou "menina dos olhos ". Além de transparente a córnea deve também ter curvatura adequada e poucas irregularidades para funcionar corretamente.



O CRISTALINO é outra estrutura de muita importância , pois quando opacificada a visão passa a se tornar embaçada e sem foco , uma condição conhecida como CATARATA. O cristalino ao variar de forma ajusta a visão para longe ou para perto. Esta capacidade de focar as imagens a diferentes distancias sofre uma diminução progressiva que se inicia por volta dos 40 anos. A partir daí pode ser necessário óculos para perto e/ou para distãncias intermediárias como ler um livro ou utilizar a tela dos computadores.



Após o cristalino, chegamos a uma cavidade central do globo ocular preenchida por uma espécie de gel, o CORPO VÍTREO. Ele representa a maior parte do volume e peso do olho e mantem a sua forma e o seu tamanho.



RETINA - É a uma série de camadas formadas por estruturas nervosas ( pequenos nervos ) que recebem as informações do meio exterior e os conduzem pelo NERVO ÓPTICO , até seu destino final que é o CÉREBRO.



Conhecer a anatomia destas maravilhas do corpo humano, que são os nossos olhos.Reconhecer as suas funções , as diversas maneiras de conserva-los e trata-los é o caminho mais correto para podermos sempre enxergar bem.



Só para inicio de conversa , é importante citar que as principais doenças dos olhos podem ser identificadas e tratadas de forma muito eficaz com os recursos tecnológicos da moderna oftalmologia.



OLHO VIVO = As Ametropias ( "graus dos olhos " = Miopia, Astigmatismo, Hipermetropia e Presbiopia ou vista cansada ) , a Catarata, Glaucoma , Olho Seco e Degeneração Macular Relacionada a Idade . São os principais problemas oculares que devem ser precocemente identificados e tratados .