quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Transplante de Córneas : " Nova Córnea , nova vida ".

Os resultados dos transplante de córneas , quando bem indicados, são excelentes.
O Brasil possue excelentes centros oftalmológicos capacitados para a realização deste tipo de transplante.
Matéria publicada no jornal o Globo do dia 02 de setembro de 2008,assinada por Natália Soares , relata as primeiras impressões de um jovem submetido ao transplante de uma das córneas.

" A claridade ainda incomoda A.L.S., de 24anos,que recebeu há pouco mais de uma semana uma nova córnea para o olho direito .
Desde 2004, quando descobriu sofrer de ceratocone ( doença degenerativa que causa o afinamento da parte central da córnea ) , sua visão vinha diminuindo. Vendedor, o rapaz teve até que abandonar o trabalho. Estava na fila para o transplante há um ano.

- A doença surgiu do nada. Aos poucos , minha visão foi diminuindo, começou a ficar muito ruim.Vejo os objetos em dobro e embaçados - contava ele , pouco antes da operação realizada no Hospital Oftalmológico de Sorocaba, em São Paulo.
- A indicação de cirurgia em São Paulo foi do meu médico, já que a fila de lá está andando bem mais rápido do que no Rio.

Animado com o transplante , o rapaz faz planos de casar com a namorada, e espera a recuperação.
Após um ano , será possível fazer a cirurgia também no olho esquerdo:
- Os médicos não dão uma previsão de quando a visão será recuperada, pode ser pouco depois da cirurgia ou demorar alguns meses.
Quero voltar a enxergar o rosto das pessoas , sair a noite , pois ficava mais em casa por causa do problema de visão. "