sexta-feira, 20 de maio de 2011

CATARATA / CRISTALINO : Em constantes mudanças.

Catarata
Se na máquina de ver a córnea,corresponde à lente, pode se dizer que o cristalino é o foco que ajusta a visão para perto e para longe.
Os problemas começam quando ele se torna opaco. A visão se perde aos poucos , pois as cores e a própria luz ficam menos intensas .
São os sinais da CATARATA.
A doença comum em pessoas com mais de 50 anos , resulta principalmente do desgaste/degeneração provocado pela exposição aos raios ultravioleta ( principlamente : sol ), e a poluição.
Cirurgia da Catarata : O único tratamento para a catarata é a cirurgia, que substitui o cristalino opaco por uma lente artificial transparente.
É possível, em alguns casos, corrigir também problemas como miopia , hipermetropia e astigmatismo com a cirurgia de catarata e com os implantes de lentes intraoculares especiais.
Como a cirurgia de catarata requer incisões cada vez menores , a recuperação passa a ser mais rápída e confortavel.
Desta forma, quando a catarata está comprometendo a qualidade e /ou a quantidade da visão a cirurgia está indicada.

sábado, 14 de maio de 2011

Fiz minha CIRURGIA DE CATARATA e minha visão não melhorou tanto quanto eu esperava.

A CIRURGIA DE CATARATA , é uma cirurgia de excelentes resultados.
Mas é importante comentarmos que mesmo que a sua cirurgia de catarata seja considerada um sucesso do ponto de vista técnico , ainda assim podem haver situações que limitam a recuperação total da sua visão .
Ou seja :
Você pode fazer a sua CIRURGIA DE CATARATA e a sua visão não melhorar o tanto quanto você esperava .

Qual seriam as possíveis causas ?

Bem, se não ocorreu nenhuma intercorrência durante o ato cirurgico podemos pensar em alguns problemas oculares como
o glaucoma ( que é o aumento da pressão intraocular com lesão do nervo óptico ),
a degeneração macular relacionada a idade ( que é um tipo de doença da retina ) e também outras doenças dos olhos associadas ao diabetes, associadas a hipertensão arterial sistêmica ou ligadas a traumas e /ou inflamações prévias .
Todas estas podem limitar a recuperação total de sua visão após a realização da cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

Desta forma é fundamental uma avaliação cuidadosa de toda a sua situação ocular e de sua situação sistêmica, antes da cirurgia de catarata .
Isto pode exigir a realização de exames clínicos gerais e exames oculares bastante específicos .

Importante comentar que , mesmo existindo uma ou mais destas situações oculares citadas acima , a cirurgia de catarata pode ser realizada e apresentar sucesso com relação a melhora de sua visão.
Esta melhora pode não ser de 100% , mas permitirá na maioria das vezes, que você tenha uma visão melhor do que a existente antes da sua cirurgia de catarata com o implante de lente intraocular.

Grande abraço,
Luciano Montenegro
Cirurgião Oftalmologista
eye@uol.com.br

Lentes Intra-oculares e Cirurgia de Catarata

O cristalino natural opacificado ( catarata ) é removido , durante a cirurgia .
Após esta remoção é necessário substitui-lo por uma lente intra-ocular ( lio ) ou também chamado de cristalino artificial .
Esta lente é colocada internamente no olho para substituir a catarata .


As lentes intra-oculares são diferentes das lentes de contato. As lentes de contato são colocadas sobre a superfície da córnea para correção de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

As lentes intra-oculares podem ser monofocais ou multifocais.

Uma lente monofocal proporciona uma excelente visão, mas é necessário o uso dos óculos para que seja possível enxergar para longe , para perto e para meia distância nitidamente.


Relembrando : O paciente com catarata , ANTES da cirurgia não tem visão nítida e de qualidade , mesmo que utilize óculos.


As lentes intra-oculares multifocais proporcionam uma visão de longe e de perto com MENOR dependência aos óculos após a cirurgia de catarata.

Existem muitos casos ,onde pacientes operados de catarata e nos quais foram implantadas as lentes multifocais , que ficaram totalmente livres dos óculos após a cirurgia .

Mas não é possível garantir a liberdade total dos óculos em em 100% dos casos operados , mesmo com as mais modernas lentes intra-oculares multifocais.
Ou seja mesmo que se utilize as lentes de técnologia mais avançada , alguns pacientes podem continuar a precisar de óculos depois da cirurgia para que fiquem totalmente satisfeitos com a sua visão.


Os materiais das lentes também podem influênciar na qualidade das mesmas e consequentemente na visão pós operatória.
As lentes intra-oculares feitas de acrilato puro ( " lentes intra oculares de acrílico " ) proporcionam ótimos resultados , tais como menor opacificação de cápsula posterior ( que é uma fina membrana que fica logo atrás da lente intraocular implantada ) , menor inflamação no pós - operatório entre muitas outras vantagens .


Em um estudo clínico realizado nos EUA, a maioria ( 80 % ) dos pacientes em quem foram implantadas a lente intra-ocular multifocal ( neste caso a lio Acrysof Restor ) foram capazes de ler livros , revistas e jornais . Foram capazes de fazerem compras nos supermercados e mesmo dirigirem sem o uso de óculos.


Naqueles pacientes em quem foram implantadas as lentes intra oculares monofocais, apenas 5% foram capazes de realizar aos mesmas atividades.

Desta forma é necessário analisar, de forma individualizada , a melhor opção de lente intra-ocular a ser implantada nos pacientes que irão ser submetidos a cirurgia de catarata.

Nesta análise
é levado em conta o tipo de catarata do paciente , as diferentes caracteristicas anatômicas e funcionais dos olhos , a idade , suas atividades profissionais e de lazer , as expectativas - que devem ser bem realistas - e o esclarecimento do paciente quanto aos benefícios e quanto as limitações de cada um dos tipos de lentes intra-oculares .

Um outro fator que não pode ser desconsiderado é o de que :
Por reunirem um conjunto de caracteristicas especiais , serem feitas de materiais de custo mais elevado, utilização de tecnologia mais moderna , proporcionarem reabilitação visual mais precoce , melhor qualidade de visão e até mesmo menores riscos de complicações e reações adversas , as lentes intra-oculares mais modernas são mais caras.

Concluimos que , quando bem indicadas , as lentes intra-oculares multifocais proporcionam um número bem maior de benefícios para os pacientes , e que sempre que possível podem ser utilizadas.

OLHO VIVO : Um grande avanço da tecnologia são as lentes intra-oculares de coloração amarela , que protegem contra os raios Ultra Violetas invisíveis e os raios azuis visíveis dos ambientes abertos , expostos a luz solar.
O pigmento amarelo lembra a proteção natural fornecida pelo cristalino humano amadurecido. Este pigmento não altera as cores naturais dos objetos, nem a qualidade da visão e, ainda, ajuda a prevenir ou retardar doenças oculares como a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI).

Lentes intraoculares bifocais (ou multifocais ) na Cirurgia de Catarata.

As lentes intraoculares , representam um grande avanço para quem precisa ser submetido a cirurgia da catarata .
Uma nova geração de lentes tenta reduzir a necessidade de óculos para longe e para perto após a cirurgia .
Antes destas novas lentes intraoculares , esta necessidade de óculos , acontecia em praticamente 100% dos pacientes operados.

Esta lentes intraoculares , se comportam como lentes bifocais , apesar de também serem chamadas de multifocais.
As lentes bifocais intraoculares têm como objetivo fornecer uma boa visão para perto e para longe , sem o uso de óculos , aos pacientes operados de catarata.

Existem diversos tipos de lentes intraoculares bifocais ( ou multifocais ) a disposição dos cirurgiões oftalmologistas e seus pacientes.
É muito importante analisar cada paciente de forma única, para que a melhor lente seja indicada ou até mesmo contra indicada.

Apesar do objetivo final ser a redução do uso de óculos ou mesmo a eliminação dos mesmos , isto não acontece em todos os casos.
Os diversos tipos de lentes intraoculares tem características próprias.

Pode acontecer da pessoa operada de catarata , e que na qual foram implantadas lentes bifocais ou multifocais , apresentar diferença na qualidade de sua visão para perto e para longe . Ou seja , algumas pessoas operadas se livram dos óculos , mas notam que a visão para longe está melhor que a de perto ou vice-versa.
Não existe ainda uma lente intraocular ideal e muitas pessoas com catarata não reunem as condições ideais para este tipo de implante intraocular .
Ou seja diversos aspectos devem ser sempre levados em conta , na decisão sobre a melhor lente intraocular a ser implantada.

Os halos e glare são fenomenos que podem ser referidos em algumas pessoas operadas de catarata com implantes de lentes bifocais ou multifocais.
Estes halos ou glare são imagens percebidas no campo de visão e que podem prejudicar a qualidade da visão final.
Nestas situações é criada uma "zona de confusão de luz" no interior dos olhos e devemos estar atentos a esta possibilidade quando pensarmos nas lentes intraoculares .


Os cirurgiões necessitam selecionar muito bem seus pacientes candidatos aos implantes de lentes intraoculares bifocais ( ou multifocais ).
Não é possível garantir , ainda , que todos os pacientes se livrarão dos óculos após a cirurgia.
Devemos ter cuidado especial em implantar lentes bifocais ou multifocais em pessoas que necessitam dirigir profissionalmente ou que sejam extremamente perfeccionistas quanto à qualidade de visão que esperam.

Desta forma, nos deparamos com uma tecnologia que vem nos ajudar a tornar a cirurgia de catarata com implante intraocular mais próxima do ideal, mas é de fundamental importância a análise criteriosa de todo o processo.
Converse sempre de forma clara e realista com o seu cirurgião oftalmologista.

Um grande abraço,
Luciano Montenegro , MD.

Catarata : Mais informações.

A CATARATA , é na maioria das vezes , causada pelo processo natural de envelhecimento dos nossos olhos.
Ela também pode ser causada ou desencadeada por acidentes, hereditariedade , inflamações intraoculares e diversas outras causas.

Após os 60 anos , ou mesmo antes desta idade , mudanças bioquímicas naturais do nosso corpo fazem com que o cristalino ( lente intraocular natural ) comece a ficar amarelado e opaco.
Isto obstrui a entrada dos raios de luz dentro dos nossos olhos . Acompanham este processo , o embaçamento visual, perda de definição das cores , aumento de sensibilidade a luz e necessidade de modificação mais frequente do grau dos óculos.

Se não for tratada a catarata , poderá avançar e com isto existirá piora da visão e até cegueira .
A única forma de tratamento realmente eficaz da catarata , é a cirurgia .

Atualmente a forma mais utilizada de se operar a catarata é utilizando -se uma técnica conhecida como : facoemulsificação ultrassonica com implante de lente intraocular de material acrílico dobravel.

Esta cirurgia pode ser realizada em regime ambulatorial , com anestesia local e sem necessidade de internação e é indolor ( a dor , caso exista, é facilmente controlada com analgésicos ).

O paciente depois de operado é examinado periódicamente pelo seu oftalmologista.
Serão prescritos 1 ou mais colírios para serem usados por cerca de 30 dias.
Depois deste período , são realizados alguns exames para controle pós operatório , incluindo a verificação de seu novo grau de óculos.

A verificação do grau de óculos é importante mesmo que o paciente tenha utilizado as modernas lentes intraoculares bifocais ou multifocais .
A necessidade do uso dos óculos, nestes casos , deverá ser uma decisão tomada em conjunto entre você e seu oftalmologista.

Cirurgia de Catarata :Vantagens das Lentes Intra Oculares Dobráveis

As lentes intra oculares dobráveis de acrílico, são as lentes mais indicadas atualmente para serem implantadas após a remoção da catarata.

Uma das grandes vantagens deste tipo de lente é que o tamanho da incisão cirurgica ( corte ), realizada no olho , vai ser menor do que aquela realizada para implante das lentes rígidas .
Essa incisão menor faz a cirurgia ser mais moderna e eficaz do ponto de vista da recuperação.

Vantagens:
1) Recuperação mais rápida com menor risco de complicações.
2) Menor número de retornos ao consultório oftalmológico .
3) Esta lente intra ocular é implantada através de uma incisão menor , em torno de 3 mm ( ou menor ).
4) Menor número de pontos ou nenhum ponto .
5)Possui menor incidência de catarata secundária( opacidade de uma fina cápsula que fica logo atrás da lente intraocular ).
5) Pode conter proteção contra os raios UV e luz visível azul, que são nocivos à retina.
6) Podem ser do tipo " multifocal " , possibilitando menor ou nenhuma dependência aos óculos no pós operatório.

Grande abraço,
Luciano Montenegro
Cirurgião Oftalmologista
eye@uol.com.br

Por que algumas pessoas enxergam melhor que outras após a CIRURGIA DE CATARATA ?

A CIRURGIA DE CATARATA pode melhorar, em muito, a visão do paciente portador de catarata e é a única forma de tratamento cientificamente comprovada .

Mas então por que , algumas pessoas referem uma melhora da visão maior do que outras ?
As causas são as mais diversas e dependem das diferenças naturais entre as pessoas e as diferenças existentes entre os olhos .
Como já citei anteriormente em outros textos , a presença de degeneração macular relacionada a idade , glaucoma e uma série de outras doenças associadas , podem limitar a melhora da visão após a cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

Nós , oftalmologistas sempre fazemos o possível para identificar estas situações antes da realização da cirurgia de catarata , e informamos isto aos pacientes que serão operados.

No entanto, nem sempre é possível detectar uma doença ocular pré-existente antes da cirurgia de catarata . Ou seja, muitas vezes só descobrimos que o paciente é portador de outra causa de baixa de visão , além da catarata, após realizada a cirurgia .

E por que isto acontece ?
Isto acontece porque a mesma catarata que impede o paciente de enxergar, nos impede de examinar detalhadamente o interior dos olhos e todos os seus detalhes.

Outros fatores que podem afetar o resultado da cirurgia de catarata são as intercorrências associados a todas as cirurgias . Não existe cirurgia simples e isenta de riscos !

Embora a cirurgia de catarata seja uma das mais seguras operações, há alguns riscos que permanecem mesmo com o uso de tecnologia avançada e com o uso dos melhores materiais e equipamentos .

É fundamental discutirmos as reais possibilidades de melhora da visão e também discutirmos as condições associadas que podem limitar a total recuperação visual após a cirurgia de catarata. Algumas destas situações podem ser tratadas depois de operada a catarata e outras não .

Se seguirmos todas estas etapas e cuidados , a sua cirurgia de catarata com implante de lente intraocular será um sucesso !

Grande abraço,
Luciano Montenegro, MD
eye@uol.com.br

LENTES INTRAOCULARES MULTIFOCAIS PARA CIRURGIA DE CATARATA

O implante de lente intraocular durante a cirurgia de catarata é rotina .
Existem diversos tipos de lentes , e os avanços nesta área acontecem de forma progressiva.

O objetivo principal da cirurgia de catarata é devolver a visão ao paciente operado .
Geralmente após alguns dias ou semanas após a cirurgia de catarata, é calculado o grau de óculos .
Os óculos podem ser somente para perto, somente para longe ou para longe e perto dependendo do que foi programado para o paciente.

Atualmente, temos a nossa disposição as chamadas lentes intraoculares multifocais.
Estas lentes teriam como objetivo principal eliminar ou diminuir a necessidade de óculos para perto e para longe após realizada a cirurgia de catarata.

Diversos laboratorias lançaram nos últimos anos lentes intraoculares multifocais .
Vou comentar neste texto , a lente intraocular RESTOR do laboratório Alcon.

A partir dos 45 anos de idade , é comum as pessoas sentirem que seus olhos perderam a capacidade de focalizar os objetos a certa distancia .
Isto se chama presbiopia , também conhecida como vista cansada ( corrigida com óculos ou com lentes de contato ).

Outro problema com o avanço do tempo é a catarata , que normalmente ocorre alguns anos após a presbiopia e vai deixando a visão embaçada e tirando a nitidez das cores e imagens.

Isto traz limitação às atividades no trabalho , em casa e no lazer.
Compromete a segurança , o conforto e / ou habilidade para realização de tarefas rotineiras , como ler ou dirigir um automóvel.

Por meio da facoemulsificação ultrassônica ( moderna cirurgia de catarata ) , o cristalino que se tornou opaco ( catarata ) , é removido com bastante segurança.

Esta catarata pode ser substituida pela lente intraocular Restor.

Qual a função desta lente ?
Reduzir ou eliminar a necessidade de óculos após a cirugia de catarata com implante de lente intraocular.

A Restor, quando indicada corretamente , permite que cerca de 80 % dos pacientes tenham sua necessidade de óculos para longe e para perto eliminadas ou reduzidas.

Em estudos divulgados pelo laboratório Alcon ( fabricante da lente intraocular Restor ), 94% das pessoas que foram submetidas a cirurgia de catarata e implantaram a lente Restor estavam satisfeitas com o resultado e indicariam para um amigo.
Além da possibilidade de redução da dependencia dos óculos , a lente Restor pode possibilitar também uma imagem com qualidade superior.

Bom lembrar que a técnica cirurgica básica não é modificada quando optamos por implantar a lente intraocular Restor.

Apesar de ser considerada um grande avanço para a cirurgia de catarata , nem todos os pacientes estão aptos para o implante da Restor.


Exames pré operatórios devem ser realizados e você , junto com o seu oftalmologista , analisarão as reais possibilidades de sucesso deste procedimento e desta lente intraocular .
Assim a lente Restor é uma excelente opção e deve ser considerada nos pacientes portadores de catarata e que serão submetidos a cirurgia.

Grande abraço e saúde para os seus olhos !

Luciano Montenegro
eye@uol.com.br

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Exames Pre´Operatórios para Cirurgia de Catarata com Implante de Lente Intraocular

A cirurgia de catarata está indicada quando a opacidade do cristalino interfere na qualidade de vida do paciente.
Uma vez definido que é chegado o momento ideal para a realização da cirurgia , iremos realizar uma série de exames que nos ajudarão a obter o melhor resultado possível , incluindo também a escolha da melhor lente intra ocular a ser implantada durante a cirurgia .

Os exames oftalmológicos pré operatórios são :

1) Exame oftalmológica completo , incluindo medida da Acuidade Visual.

Tonometria – medida da pressão intra ocular .

Mapeamento da retina – verifica se a região posterior do olho está ou não saudável.

Biomicroscopia- Analisa o tipo de catarata, e demais aspectos da região anterior do olho .

Biometria – Calcula o grau da lente intraocular . Este exame nos auxilia a escolher a melhor lente intraocular.

Microscopia Especular de Córnea – Faz a contagem das células endoteliais da córnea. Esta células estão localizadas na face interna da córnea e devem ser protegidas durante a cirurgia.

Ultra Som ocular – Em algumas situações a catarata não permite o exame adequado do fundo de olho , assim como não permite uma avaliação correta da retina .
Nestas situações a ultrassonografia ocular vai nos ajudar a verificar se existe alguma alteração e que estratégia deveremos adotar durante a cirurgia de catarata .

Topografia de Córnea – “Mede “ a curvatura da córnea .
Auxilia no cálculo correto da lente intra ocular e pode permitir que seja realizada uma cirurgia com indução de menor astigmatismo.

PAM – Estima o potencial máximo de visão no pós operatório.

Exames clínicos , laboratoriais e risco cirúrgico são também necessários de acordo com o perfil de saúde do paciente e a presença de outras doenças como diabetes e hipertensão arterial.

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Preparando-se para a sua CIRURGIA DE CATARATA.

Antes da sua CIRURGIA DE CATARATA o oftalmologista irá medir a curvatura da sua córnea , o tamanho e o formato do seu olho com exames e aparelhos específicos .
Irá calcular o grau e o tipo de lente intraocular que será implantando no lugar da catarata . E vocês escolherão a melhor lente intraocular .

Seu médico clinico ou cardiologista fará uma avaliação sistêmica geral , como medida e controle de sua pressão arterial , eletrocardiograma e nível de glicose no sangue.
Poderá também solicitar outros exames mais especializados caso você necessite .
Algumas vezes é necessário suspender o uso de aspirina ou de outros anticoagulantes alguns dias antes da cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.
A cirurgia de catarata também poderá ser realizada com segurança mesmo que você não possa suspender a sua medicação anticoagulante, mas neste caso é fundamental comunicar ao seu médico clínico e a seu cirurgião oftalmologista com antecedência.
As modernas e pequenas incisões realizadas na córnea raramente causam algum tipo de sangramento .

Você precisará fazer jejum por algumas horas antes da cirurgia , sendo permitido ingestão de pequenas quantidades de água para que você tome as suas medicações que não foram suspensas no dia da cirurgia de catarata.

Quando você chegar à clínica ou hospital onde será realizada a sua cirurgia de catarata , seus dados gerais serão anotados e você junto com um acompanhante serão encaminhados a uma sala de repouso ou quarto . Alí você trocará de roupa e seus objetos pessoais serão guardados.

Uma sugestão importante, no caso das mulheres, é a de que você deve evitar uso de esmaltes nas unhas e maquiagem no rosto .

Por segurança ,uma veia será "pega " para iniciar a administração lenta de um soro e este será mantido até o final da cirurgia de catarata.

Serão pingados colirios para dilatar a sua pupila , no olho que será operado.
Algumas vezes , sob a supervisão e orientação de um médico anestesiologista e / ou de um enfermeiro , você receberá uma leve medicação tranquilizante ( ficar bastante calmo sempre é importante , não é ? ).

Após este período , você é encaminhado para o centro cirurgico , onde a sua cirurgia de catarata acontecerá em um ambiente estéril e com todos os equipamentos , materiais especializados e profissionais (incluindo, é claro o seu cirurgião oftalmologista ) .
Neste momento é realizado o procedimento anestésico decidido em comum acordo entre você , seu cirurgião oftalmologista e seu anestesiologista.
Esta anestesia pode ser local ( injeção de anestésico próximo ao seu olho ) , poderá ser anestesia tópica ( gotas pingadas sobre a superficie ocular ) ou muito raramente anestesia geral .

Imediatamente antes da cirurgia é realizada uma limpeza na área dos olhos , e colocado campos cirurgicos ( tecidos especiais e estéreis ) para isolar o seu olho do restante da seu rosto .

Os equipamentos são posicionados , incluindo o microscópio cirurgico e o aparelho de facoemulsificação ( que ajudará a remover a sua catarata com ultrassom ).
Neste momento você observará uma luz de média a forte intensidade em direção ao seu olho , e a colocação de um pequeno dispositivo para manter o seu olho aberto durante toda a sua cirurgia de catarata , sem que você precise se preocupar em mante-lo aberto voluntáriamente ( ou seja , você nem saberá dizer se o seu olho está aberto ou fechado ! ) .
Tudo isto é realizado da forma mais tranquila , confortavel e sem dor .

A cirurgia de catarata é iniciada e dura em torno de 10 a 30 minutos .

Ao final da sua operação pode ou não ser feito um curativo e você será encaminhado ( a ) para a sala de recuperação pós cirurgica ( geralmente recebendo alta no mesmo dia ).

Antes da sua alta, o seu cirurgião oftalmologista , ou algum outro membro da equipe , fornecerá as instruções que deverão ser seguidas quando você chegar em casa.

Com todas estas medidas e cuidados a sua recuperação será a melhor possível e a melhora de sua visão acontecerá em poucos dias.

Grande abraço,
Luciano Montenegro
eye@uol.com.br

Catarata : definição e classificação.

O CBO - Conselho Brasileiro de Oftalmologia , em sua página - www.cbo.com.br - disponibiliza um pequeno , mas bastante útil texto com a definição e classificação da catarata, aqui vai ele :

" A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar, desde pequenas distorções visuais, até a cegueira.

Inúmeros fatores de risco podem provocar ou acelerar o aparecimento de catarata, incluindo medicamentos (esteróides), substâncias tóxicas (nicotina), doenças metabólicas (diabetes mellitus, galactosemia, hipocalcemia, hipertiroidismo, doenças renais), trauma, radiações (UV, Raio X, e outras), doença ocular (alta miopia, uveíte, pseudoexfoliação), cirurgia intra-ocular prévia (fístula antiglaucomatosa, vitrectomia posterior), infecção durante a gravidez (toxoplasmose, rubéola), fatores nutricionais (desnutrição).

Pode ser classificada em :

catarata congênita – presente ao nascimento
catarata secundária- As cataratas secundárias aparecem secundariamente, devidos a fatores variados, tanto oculares (uveítes, tumores malignos intra-oculares, glaucoma, descolamento de retina, etc.), como sistêmicos. No último caso, podem estar associadas a traumatismos, moléstias endócrinas (diabete mellitus, hipoparatireoidismo, etc.), causas tóxicas (corticóides tópicos e sistêmicos, cobre e ferro mióticos, etc.), exposição a radiações actínicas (infravermelho, raios X, etc.), traumatismos elétricos, entre outras 2
catarata senil - Opacidade do cristalino em conseqüência de alterações bioquímicas relacionadas à idade.
Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos.3 Nesses casos não é considerada uma doença, mas um processo normal de envelhecimento.

Tratamento
O tratamento clínico como prescrição de óculos, tem efeito transitório. O tratamento farmacológico, apesar de sua falta de evidencia é utilizado em alguns países da Europa, e por alguns oftalmologistas brasileiros, não tem efetividade comprovada. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata senil. "

Grande abraço e saúde para você e para os seus olhos !
Luciano Montenegro
eye@uol.com.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

CATARATA e DIABETES Mellitus tipo 1

O diabetes é um fator de risco conhecido para o desenvolvimento de catarata.
A maior frequência de catarata em pacientes diabéticos já foi descrita por vários pesquisadores.

Os níveis de glicose sanguínea , altos e descontrolados são considerados os responsáveis por esta maior prêvalencia de catarata.

Estudos mostram que alguns fatores contribuem para o surgimento de catarata em pessoas com diabetes .
Os fatores mais frequentemente relatados são :
Diabetes tipo 1 ( insulino dependentes , auto imunes ) .
O tempo de duração do diabetes.
Idade avançada no momento do diagnóstico do diabetes .
Retinopatia diabética avançada.
Uso de diuréticos.
Controle metabólico inadequado .


A relação entre o diabetes tipo 2 e o surgimento da catarata pode ser mais difícil de se elucidar .
Estes pacientes com diabetes mellitus tipo 2 podem apresentar catarata relacionada a idade ( catarata senil ) , além disto dificultam também a correlação o fato do passado glicêmico e a duração da diabetes não ser bem documentada.

Pacientes com diabetes mellitus tipo 1 apresentam o tempo de duração da doença e o controle metabólico ( controle da glicose ) bem documentado.

O importante é que todos os pacientes portadores de diabetes , façam controles oftalmológicos periodicos .
Caso seja identificada catarata , as medidas de diagnóstico e tratamento devem ser instituidas , inclusive a avaliação do melhor momento para a realização da cirurgia de catarata com implante de lente intraocular.

Importante também que sejam pesquisados e tratadas outras alterações oculares que podem ser identificadas , entre elas a retinopatia diabética e o glaucoma.

Texto baseado em Arq Bras Oftalmol. 2008;71(4):564-7 .

Luciano Montenegro, MD
Caso necessitem de mais informações , escrevam -me :
eye@uol.com.br

domingo, 8 de maio de 2011

Catarata - Sintomas mais frequentes

Antes de indicarmos a CIRURGIA DE CATARATA é importante verificar e associar a intensidade dos sintomas referidos pelos pacientes com os achados oculares ( exame oftalmologico ).

As queixas mais freqüentes da pessoa portadora de catarata são:
Diminuição da acuidade visual
Sensação de visão “nublada ou enevoada”
Sensibilidade maior à luz
dificuldade em distinguir cores ou tons de cores semelhantes ( por exemplo : dificuldade de distinguir o azul escuro do verde escuro )
Mudança freqüente do grau dos seus óculos.

Os que nós oftalmologistas , mais frequentemente , encontramos no exame ocular do paciente portador de catarata ?

1)Perda/Diminuição da acuidade visual.

2)Diminuição da qualidade da visão ( consegue enxergar , mas não enxerga bem ).

3)Alteração da transparência do cristalino ( que é a nossa lente intraocular natural ).

O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico .
Consiste em substituir cirurgicamente , o cristalino opaco por uma prótese denominada de lente intraocular (LIO) .
Esta operação é conhecida como : CIRURGIA DE CATARATA COM IMPLANTE DE LENTE INTRAOCULAR .

Toda vez que a qualidade de vida do portador de catarata estiver comprometida, ou seja, que existam limitações nas atividades que realiza habitualmente, a cirurgia de catarata está indicada.

A evolução da catarata geralmente é bilateral com certa assimetria ( a catarata é maior em um dos olhos ) , daí a importância da realização da cirurgia do segundo olho para recuperação integral do sistema visual.

Grande abraço,
Luciano Montenegro
Escreva-me , se tiver dúvidas ou sugestões:
eye@uol.com.br